Cursos à distância da Unitec são constante vitrine do trabalho dos cooperados


São muitos os impactos causados pela pandemia. Em vários setores, as consequências irão perdurar por muito tempo, sejam elas sociais, econômicas, políticas, culturais e históricas. Além disso, ocorreram muitas transformações, sendo que algumas ações devem se estender para além da quarentena e se tornar parte da rotina da sociedade. Sem dúvidas, o ensino à distância é uma delas. 

“Até o momento da pandemia, o trabalho era bastante mecanizado. Estávamos acostumados a fazer sempre as mesmas coisas da mesma forma.” A afirmação, da profissional Ana Paula Cecatto, vem ao encontro da nova proposta de trabalho da Cooperativa de Trabalho dos Técnicos do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unitec) sobre o ensino e capacitação à distância.

Com a plataforma de cursos da cooperativa, no ar há cinco meses, foi ampliada a possibilidade de capacitações, para além-fronteiras. “Com a pandemia, veio a necessidade de repensar estratégias para se continuar no mercado. Repentinamente, estávamos vivendo outra situação, outras necessidades e precisávamos nos reinventar. Surgiram também novas oportunidades dentro da Unitec, como a de ingressar na equipe que está pensando e executando as ações da Unitec EaD. Um aprendizado e uma experiência muito importante para mim e para a cooperativa”, destaca Ana.

Associada da Unitec desde fevereiro deste ano, Ana desenvolve atividades de consultoria e assistência tanto técnica como acadêmica e científica, e apostou na produção e oferta de cursos à distância via plataforma. Atualmente conta com dois cursos na plataforma, sobre segurança alimentar e embalagem para alimentos.

“Os cursos à distância já existiam e vinham ganhando mais espaço no mercado. No momento que a Unitec entendeu que deveria investir, também, neste segmento, logo me motivei a produzir cursos e atividades à distância. Vemos muitos cursos livres nesta modalidade de ensino, assim como vemos crescer a procura por este tipo de qualificação. As pessoas querem se qualificar, com bons profissionais, no conforto de suas casas e com preços justos, e acredito que a Unitec está atendendo a estes requisitos dos consumidores. Além disso, vejo os cursos à distância ofertados pela Unitec como uma constante vitrine do nosso trabalho.”

Sobre o planejamento das capacitações, Ana diz que o primeiro curso sempre é o mais difícil, “pois sabemos o que queremos mas não sabemos como fazê-lo. Com a ajuda da equipe da Unitec EaD, o trabalho tornou-se mais fácil e prático. O segundo curso já foi bem mais tranquilo estruturar. Porém, a exigência com a qualidade das aulas aumentou bastante, o que me fez procurar novas formas de gravação e edição de videoaulas, bem como de elaboração de material complementar. Já estou pensando em outros cursos. Com o tempo vamos tomando gosto pela nova função e atividade e as ações tornam-se corriqueiras como se fossem atividades no formato presencial.”

Ana conta que concluiu o doutorado em Agronomia em 2014 e voltou para a docência. Atuando por mais de cinco anos como professora de nível superior e técnico profissionalizante, hoje atua principalmente como consultora acadêmica e científica. Também realiza alguns trabalhos de assistência técnica para produtores de hortícolas, mais voltado às questões de técnicas e qualidade pós-colheita.

Aos colegas associados, Ana reforça o convite a integrarem mais este modelo de trabalho: “Aproveitem a oportunidade, estrutura, suporte e apoio que a equipe EaD da Unitec oferece. Desacomodem-se, coloquem-se na vitrine, mostrem seu melhor, quem são vocês e todo o potencial. E lembrem-se que nada é eterno. A vida está em constante movimento e mudanças, e saber aproveitar estas chances nos faz crescer pessoal e profissionalmente.”

A associada finaliza afirmando que a equipe da Unitec está pronta a ajudar seus cooperados. “Não hesitem em procurar ajuda. Não hesitem em perguntar se tiverem dúvidas. Nós não precisamos saber tudo e nem saber fazer tudo, já que temos amigos e uma equipe que está pronta para nos ajudar em todas etapas do processo de produção do curso ou atividade, seja ela EaD, on-line ou presencial.”

Texto: Assessoria de comunicação Unitec
Jaqueline Peripolli / Jornalista MTE 16.999
Foto: Divulgação

Login do Associado

Não consigo acessar

Previsão do Tempo

27/10 - Hoje


2
Sol com algumas nuvens. Não chove.

Min 14°C
Max 25°C
0mm 0%


28/10 - Qua


2
Sol com algumas nuvens. Não chove.

Min 12°C
Max 29°C
0mm 0%


29/10 - Qui


2
Sol com algumas nuvens. Não chove.

Min 14°C
Max 24°C
0mm 0%


30/10 - Sex


2
Sol com algumas nuvens. Não chove.

Min 9°C
Max 21°C
0mm 0%



Cooperativa de Técnicos do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Avenida Santa Rosa, 301 - Três de Maio - RS CEP: 98910-000
Telefone: (55) 3535-2052