Plataforma de cursos à distância da Unitec: oportunidade de ofertar e agregar conhecimento ao público


As restrições impostas pelo isolamento social – medida adotada como forma de prevenção ao coronavírus – impactaram o mundo. Todos os setores foram afetados e o novo cenário que se instalou devido à pandemia fez com que os profissionais se reinventassem para continuarem atuando.

Um exemplo claro e exitoso, mesmo que em curto prazo, é a plataforma de cursos à distância da Cooperativa de Trabalho dos Técnicos do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unitec), de Três de Maio. Com mais de 200 associados, a cooperativa, que já estava implementando novas ações, viu o momento ideal de acelerar e colocar em prática este novo modelo de negócios de produção e oferta de cursos na modalidade à distância. Afinal, com o isolamento social, a tendência seria de que as pessoas passassem a maior parte do tempo em casa.

Desde o mês de maio, com a plataforma no ar, os profissionais cooperados tiveram a oportunidade de transmitir e trocar experiências em cursos à distância, levando conhecimento para alunos de todo o país.

Uma assistente social apaixonada por ensinar e motivar pessoas
Uma das associadas que abraçou a ideia é a assistente social Diana Ceolin, de Guarani das Missões. A trajetória profissional de Diana iniciou em 2002, quando teve a oportunidade de trabalhar em várias regiões do Estado e atuar em várias áreas (saúde mental, saúde pública, assistências sociais, habitação, docência universitária, integrantes de grupos de pesquisas, terceirização de serviços e empresa privada através de palestras, capacitações, oficinas, mentorias, assessoria e consultorias).

Há 17 anos ela integra, como assistente social, o serviço público municipal em Ubiretama, na região das Missões, e há 12 anos faz parte de uma empresa privada de prestação de serviços como palestras, assessoria, consultoria e eventos. E há quatro anos é instrutora do Senar-RS, onde ministra palestras sobre qualidade de vida. Associada da Unitec desde 2015, quando ingressou no Senar-RS, Diana leva conhecimento, informação e orientação na área da saúde, assistência social e educação para todo o Estado. Segundo ela, este vínculo a proporcionou alegrias, entusiasmo, reconhecimento e oportunidades, ao qual tem muita gratidão. 

Diana conta que, até antes da pandemia, a rotina dela estava aliada a correria de estrada, longos trechos para levar conhecimento, informação e motivação para as pessoas. “Conciliar várias atuações, mas sempre com o mesmo foco: atender e executar com sabedoria e eficiência em todos os espaços. Desafios diários de longos trechos dentro do Estado à mercê de muita população me esperando”, ressalta.

Contudo, há quatro meses ela se viu em meio a uma desaceleração, com menos correria. Porém, na rotina do espaço público, houve aumento de demanda devido a atuação na área da assistencial social, com desgaste emocional com a sobrecarga de trabalho que o momento exige e a preocupação com a proliferação do vírus. “Em contraponto, a pandemia também me permitiu ter e amadurecer um novo olhar para o novo momento, uma nova história, um novo fazer acontecer, o se reinventar e apostar em alternativas e possibilidades que até antes da pandemia não havia pensado. E foi assim que me motivei e apostei na proposta de ofertar cursos à distância pela plataforma da Unitec. 

De acordo com a profissional, foram vários fatores que a motivaram para integrar o grupo de associados que ofertam cursos à distância: “o reconhecimento e oportunidade que a Unitec teve com os associados, a oportunidade de continuar levando o entusiasmo da vida para demais pessoas que sempre estavam presente em momentos oportunos, ofertar à população uma possibilidade de agregar conhecimento em casa neste momento oportuno, alavancar a carreira a partir da pandemia e poder estar mais tempo com a família, sem deixar de atender o compromisso profissional.”

‘Curso permite ao aluno se descobrir melhor e apostar em seu potencial’
Dos cursos disponíveis na plataforma, Diana ministra o curso ‘Líder e o incrível poder da motivação nas relações sociais, familiares e profissionais’, e tem mais um que está sendo construído. Com carga horária de seis horas, o curso permite autoconhecimento ao líder, aprimorando a comunicação nas relações interpessoais. Após a formação, poderá colocar em prática habilidades e competências importantes no ambiente profissional e pessoal, como a empatia, resiliência, resolução de conflitos e atitudes que tem como premissa o amor, tornando-se um profissional diferenciado no mercado.

Aos alunos que já o cursaram, Diana destaca a sua satisfação pelo dever cumprido e gratidão pela confiança e por acreditar em um curso que fortalece e agrega a vida pessoal e profissional. “Receber mensagens de agradecimento, de importância e de parabéns pelo trabalho me motiva e encoraja a enfrentar ainda mais os desafios lançados. Fazer o bem e acrescentar para o mundo me move. Sou entusiasmada por fazer o bem e acredito que pequenas atuações fazem a grande diferença. E este curso permite ao aluno se descobrir melhor e apostar em seu potencial”, explica.

A assistente social também avalia os demais cursos ofertados na plataforma como de excelente qualidade, profissionalismo, ética e eficácia nos resultados. “Somos um grupo de profissionais com vasta experiência e atuação na área por longos anos. Isso faz com que tenhamos certeza da qualidade dos cursos que já estão na plataforma e dos que estão sendo construídos.”

‘Este é o momento de explorar nosso potencial e colocá-lo em prática’
Diana, que já tinha experiência em atuar de forma on-line/à distância quando foi professora de faculdade, revela que planejar e produzir os cursos da plataforma é um desafio. “Minha maior satisfação sempre foi estar em meio a grandes públicos. Por isso, planejar e produzir cursos sem público não foi fácil. Mas, como sempre digo, somos eternos aprendizes e esta metodologia EaD veio para ficar e precisamos reaprender e mergulhar neste mundo on-line.”

Aos colegas cooperados que ainda não estão oferecendo cursos na plataforma, a profissional deixa um recado: “precisamos ter coragem, iniciativa e atitude, e isso depende de cada um, pois conhecimento e habilidades todos têm. Somos heróis e guerreiros por tudo o que já passamos e construímos em conjunto. E este é o momento de explorar nosso potencial e colocá-lo em prática. O mundo está cheio de pessoas que acreditam em ideias fantásticas, alguns têm coragem de pôr em prática, outros ficam no ‘vamos pensar’, outros no aguardo esperando os dias passarem. E por incrível que pareça, os dias voam e podemos perder a oportunidade”, reflete.

Ao finalizar, Diana diz que estamos na era e no mundo virtual. “O ano de 2020 começou com tudo, nos mostrando que somos seres humanos eternos aprendizes e que chegou o momento de mudar. Aprendizes das relações de afeto, relações sociais e profissionais, vamos se reinventar e levar nosso conhecimento a tantas pessoas que precisam do nosso profissionalismo para continuar. E continuamos acreditando e executando.”

Texto e foto: Assessoria de comunicação Unitec
Jaqueline Peripolli / Jornalista MTE 16.999
Foto: Arquivo pessoal

Login do Associado

Não consigo acessar

Previsão do Tempo

26/09 - Hoje


4
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Min 20°C
Max 35°C
10mm 90%


27/09 - Dom


5
Chuvoso durante o dia e à noite.

Min 17°C
Max 26°C
25mm 83%


28/09 - Seg


2
Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens.

Min 11°C
Max 23°C
0mm 0%


29/09 - Ter


4
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde. À noite o tempo fica aberto.

Min 10°C
Max 28°C
5mm 60%



Cooperativa de Técnicos do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Avenida Santa Rosa, 301 - Três de Maio - RS CEP: 98910-000
Telefone: (55) 3535-2052