'Sou motivada constantemente pela Unitec a continuar me atualizando e me desafiando, criando novas oportunidades'


A pandemia causou muitos impactos e reforçou a importância de que realidades diferentes exigem atitudes também diferentes. O entendimento de que a conexão digital é uma necessidade já vinha permeando o novo planejamento da Unitec ainda antes da pandemia, e foi acelerado em virtude das consequências do novo momento.

A plataforma de cursos à distância, lançada em maio, reafirmou que a inovação tecnológica se faz necessária. Os profissionais também precisaram se reinventar para continuarem atuando e encontraram, na nova modalidade de oferta de serviços, uma forma de dar continuidade ao trabalho, de forma remota.

A química industrial Raquel Facco Stefanello é mais uma das associadas da Unitec que viu uma oportunidade de trabalho na plataforma de cursos à distância. Associada da cooperativa há cinco anos, Raquel se deparou com o cancelamento de cursos presenciais que ministrava, em virtude da pandemia, e percebeu que precisava se reinventar.

Graduada em química industrial, trabalhou com controle de qualidade em duas empresas, concluindo mestrado e doutorado na área de pães/panetones com fermentação natural. Desde 2015, a profissional está credenciada no Senar-RS, onde ministra cursos e treinamentos nas áreas de Promoção Social e Formação Rural. Os temas dos cursos se estendem a bolachas, salgados, tortas, docinhos, pães e derivados do leite. Atualmente, ela também atua com assessoria/consultoria em indústria do ramo alimentício.

Até o mês de março, Raquel tinha um ritmo de trabalho de dois cursos por semana, totalizando uma média de seis cursos por mês. “Os eventos foram cancelados desde março. Em seis meses de pandemia, são 36 cursos cancelados. Financeiramente é um impacto bem significativo. Então, como cursos presenciais ficaram fora de questão, entrei no ramo da capacitação on-line e fiz um curso para a plataforma EaD da Unitec sobre fermentação natural. Aliado a este projeto, escrevi um e-book sobre fermentos naturais e lancei na plataforma de marketplace da Hotmart, o que tem gerado uma renda extra.”

A profissional destaca que percebe, na Unitec, uma oportunidade de capacitação que alcança empresas, microempreendedores, agricultores, organizações e associações. “Com a vasta rede de contatos e profissionais de alto gabarito que a cooperativa possui, é possível oportunizar um portfólio bem diversificado de capacitações, cursos, palestras, consultorias e estudo de casos. Sou motivada constantemente pela Unitec a continuar me atualizando e me desafiando, criando novas oportunidades, e com isso venho me esforçando e melhorando minha trajetória profissional. Acredito que a plataforma on-line da cooperativa é uma ferramenta valiosa para a capacitação e vem crescendo a cada dia”, complementa.

Raquel conta que já havia desenvolvido trabalhos on-line, mas nada que se compare com a qualidade e a dinâmica da plataforma EaD da Unitec. “A plataforma é sensacional. Criei apenas um curso e estou com vontade de criar mais. Iniciei com um curso dentro da minha ‘zona de conforto’, então posso dizer que foi muito prática a elaboração do curso sobre fermentos naturais, pois faz parte da minha rotina. No início, conversei com a equipe EaD e descrevi como que pensei em dividir os módulos, e fui orientada do início ao fim do projeto. Só tenho elogios à equipe pelo profissionalismo e atenção.”

Aos colegas associados que ainda não ingressaram nesta nova modalidade de oferta de trabalho, Raquel deixa um recado: “O ideal é começar com algo que você domine, porque fica mais fácil. Crie um curso rápido, de no máximo três horas. Desta maneira, você poderá dividir melhor o conteúdo e o aluno poderá acompanhar melhor do que um curso muito longo. Inicie. Durante o percurso terá uma equipe muito especializada para ajudar.”

Segundo ela, o mundo está mudando, para melhor. “A informação chega até nós com uma velocidade assustadora. Nossos alunos/clientes em potencial não querem o básico; eles querem algo a mais. Procuram por aquilo que não aprendem em sites de busca e plataforma de vídeos. O acesso à informação nunca esteve tão fácil, e é por isso que nós, profissionais da Unitec, devemos estar sempre à altura destas expectativas”, finaliza.

Texto: Assessoria de comunicação Unitec
Jaqueline Peripolli / Jornalista MTE 16.999
Foto: Divulgação

Login do Associado

Não consigo acessar

Previsão do Tempo

26/09 - Hoje


4
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Min 20°C
Max 35°C
10mm 90%


27/09 - Dom


5
Chuvoso durante o dia e à noite.

Min 17°C
Max 26°C
25mm 83%


28/09 - Seg


2
Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens.

Min 11°C
Max 23°C
0mm 0%


29/09 - Ter


4
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde. À noite o tempo fica aberto.

Min 10°C
Max 28°C
5mm 60%



Cooperativa de Técnicos do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Avenida Santa Rosa, 301 - Três de Maio - RS CEP: 98910-000
Telefone: (55) 3535-2052