Unitec comemora 24 anos de atuação com festiva on-line


De uma forma diferente, mas não menos divertida. Os novos tempos permitem que até comemorações sejam feitas de forma on-line e foi assim a celebração dos 24 anos da Cooperativa de Trabalho dos Técnicos do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unitec), de Três de Maio, na noite do último sábado, 15 de agosto.

Distantes fisicamente, mas unidos com o mesmo propósito, é que mais de 60 associados participaram da live festiva. O presidente da Unitec, Marcelino Colla, fez a abertura do evento. “Em 24 anos de história só temos motivos para comemorar. A forma de celebrar é diferente, mas a proximidade é a mesma. Sintam-se abraçados e acolhidos! Vejo colegas que em outras oportunidades não estavam presentes em virtude da distância, mas hoje, de forma virtual, estão participando.”

Colla apresentou as respostas obtidas, dos associados, por meio de um formulário, que buscou trazer informações e curiosidades sobre os associados e o trabalho na Unitec. “Tivemos mais de 90 associados que nos responderam. Se as nossas histórias individuais já dariam um livro, imaginem as coletivas! Importante resgatar isso, o que permite que cada cooperado reflita sobre a sua atuação e o papel na Unitec na vida de cada um. Se somarmos nosso trabalho, quantas milhares de pessoas nós ajudamos neste período? Também foram muitos quilômetros rodados por todo o Estado e também fora dele. Famílias se formaram neste período. Quantas histórias passam pela nossa cabeça!”, relembra.

O presidente destaca que a Unitec iniciou com 28 profissionais e hoje tem a continuidade, o que mostra a longevidade da entidade. O associado Ari Benedetti, que também foi presidente e sócio-fundador, recordou que quando se discutia a formação da Unitec, uma preocupação constante era sobre a remuneração do grupo, já que estavam saindo de um regime de trabalho com carteira assinada e passavam a ser autônomos. “A excelência no trabalho prestado também era uma preocupação, e objetivamos isso até hoje. Entendo que só prosperamos porque fazemos um excelente trabalho. A união daqueles 28 sócios foi muito importante, e com o passar do tempo criamos a família Unitec. Não posso deixar de destacar o baixo custo administrativo que a Unitec tem, desde o início, bem como a liberdade com responsabilidade. Precisamos continuar valorizando esta cooperativa que é nossa”, ressaltou.

Única mulher fundadora, vice-presidente da Unitec vê quebra de paradigmas 
Na sequência, a vice-presidente Izabel Cristina Dalemolle apresentou o histórico da Unitec. Para ela, os 24 anos passaram rápido. “Lembro-me que na época da fundação tínhamos dúvidas e incertezas, e não imaginávamos que chegaríamos até aqui. Mas chegamos. Nesta caminhada, muitas coisas aconteceram. A Unitec foi crescendo e nós também fomos crescendo. Eu, técnica agrícola, inicie na Unitec como secretária, sendo a única mulher fundadora. Permaneci na função por dois anos, sendo que depois fui atuar a campo, passando a ser instrutora do Senar-RS em 2004.”

Izabel destaca que, atualmente, dos 174 associados ativos da Unitec, 51 são mulheres. “Eu percebo uma quebra de paradigmas neste sentido. Em uma área que, há tempos predominou a figura masculina, fomos ocupando espaço. A Unitec nos proporcionou crescimento pessoal e profissional; eu tenho minha vida profissional nesta cooperativa. Agora, com uma nova proposta de trabalho, com o Projeto Impulsionar, vejo que está sendo desafiador assim como foi lá no início, e sei que vamos colher os frutos disso logo ali na frente. Eu me sinto muito feliz de fazer parte deste grupo, pois a Unitec trabalha dentro dos princípios do cooperativismo. Temos uma grande e bonita história”, comemorou.

Há 18 anos à frente da Unitec, Colla recebeu homenagem
No próximo ano, Colla completa 18 anos como presidente da Unitec. O líder cooperativista recebeu uma homenagem, feita pela vice-presidente Izabel. “Agradecemos de forma muito especial ao Marcelino, que é apaixonado pelo cooperativismo. Ele vive estes princípios. Toda história de sucesso precisa de um líder, e a Unitec tem nele esta pessoa. Com coragem, inovação e otimismo, conduz a Unitec com maestria.” Em sua casa, Colla recebeu da esposa, Janice – que também é cooperada – uma cesta de presente.

A festiva também contou com momentos de descontração. O associado Vanderlei Prezotto Pinheiro e a filha, Gabriela, fizeram uma apresentação musical, assim como o cooperado Paulo Rosa. E Paulo André Klarmann, sócio-fundador, preparou e apresentou uma pajada. Ao final, todos brindaram os 24 anos da Unitec, cada um de sua casa. Colla agradeceu a presença de todos na festiva on-line. 

Texto: Assessoria de comunicação Unitec
Jaqueline Peripolli / Jornalista MTE 16.999

Login do Associado

Não consigo acessar

Previsão do Tempo

26/09 - Hoje


4
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Min 20°C
Max 35°C
10mm 90%


27/09 - Dom


5
Chuvoso durante o dia e à noite.

Min 17°C
Max 26°C
25mm 83%


28/09 - Seg


2
Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens.

Min 11°C
Max 23°C
0mm 0%


29/09 - Ter


4
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde. À noite o tempo fica aberto.

Min 10°C
Max 28°C
5mm 60%



Cooperativa de Técnicos do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Avenida Santa Rosa, 301 - Três de Maio - RS CEP: 98910-000
Telefone: (55) 3535-2052