Unitec: uma cooperativa de oportunidades


A Cooperativa de Trabalho dos Técnicos do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unitec), de Três de Maio, chega aos 24 anos de atuação com grandes transformações e desafios. A cooperativa, que iniciou com 28 sócios-fundadores prestando serviços ao setor primário da economia, passou a ampliar leque de serviços e agregou novas áreas de conhecimento e formas de trabalho.


Em mais de duas décadas de história, diversos profissionais cooperados, das mais variadas áreas de conhecimento, contribuíram para o desenvolvimento da entidade. Atualmente, dos quatro integrantes da diretoria, três são sócios-fundadores. Ao celebrar mais um ano de história, os dirigentes são unânimes em definir a cooperativa com uma palavra: oportunidade. 


Oportunidade de deixar um legado em uma cooperativa que é modelo. O presidente da Unitec, Marcelino Colla, que também é sócio-fundador, acompanhou e viveu esta história desde o início. “São 24 anos de trabalho, envolvimento e muito comprometimento. Acredito que seja um ponto importante a se destacar: sempre estive comprometido com as causas que envolvem a cooperativa. Quase toda minha vida profissional foi construída na Unitec. E assim, muitos associados foram oportunizados a também desenvolverem seus trabalhos via Unitec”, ressalta.


Segundo Colla, a contribuição e impacto causados pela cooperativa na sociedade é muito grande. “Atuamos como agentes do desenvolvimento, na melhoria da qualidade de vida das pessoas nos eventos onde atuamos. Isso tem uma relevância muito grande. É uma história que merece ser valorizada e continuada.”


Oportunidade de trabalho. Para a vice-presidente, Izabel Cristina Dalemolle, a Unitec representa uma oportunidade de atuar e produzir rendimentos. “A Unitec tem muita visibilidade e possibilidades de crescimento profissional.” Sócia-fundadora, atuante nas diretorias da entidade, iniciou como secretária na cooperativa que ajudou a criar, passando ao trabalho no campo como técnica em agropecuária e atualmente como instrutora de cursos. “Construí uma carreira profissional de 24 anos aqui”, celebra.


Oportunidade de cooperar. O diretor secretário da Unitec, Fábio José Turra, também é sócio-fundador. Acompanhando o desenvolvimento da cooperativa desde a criação, diz perceber uma evolução muito grande. “Até nem imaginávamos que a Unitec se expandiria tanto. Fomos unindo forças e o resultado está aí. Procurei estar envolvido com a cooperativa, participando e contribuindo. A Unitec é minha segunda família. Com a vida profissional praticamente toda na Unitec, afirmo que a cooperativa me ajudou a construir minha carreira, exitosa.”


Oportunidade de crescimento. O diretor de finanças, Fábio Luis Dalla Vechia, é associado da Unitec há oito anos. Ele começou a fazer parte da cooperativa atuando como técnico de campo. Logo depois passou a fazer parte do conselho fiscal da cooperativa e, após, como diretor de finanças. “Vejo a Unitec como uma empresa que oferece grandes oportunidades aos profissionais cooperados. É uma cooperativa aberta, onde podemos perceber novos horizontes e ajudar a construí-la.”


Novos momentos exigem transformações

Mantendo a essência cooperativista, a Unitec iniciou neste ano um novo planejamento estratégico, em virtude da evolução do setor e de mudanças pelas quais a sociedade passa. O novo momento exigiu a cooperação para a continuação desta história de prestação de serviços com excelência.


Novas ideias de negócio foram apresentadas e debatidas pelos associados, como a plataforma de cursos à distância e a prestação de serviços de consultoria e assistência técnica à distância. Para a vice-presidente, assim como a criação da Unitec foi desafiadora, o momento atual também é. “Estamos investindo em novas formas de trabalhar, com a plataforma de cursos à distância e com outros serviços on-line, atendendo às mudanças que estão ocorrendo. Também estamos apostando na profissionalização dos associados com o projeto ‘Impulsione sua Carreira’. O mercado de trabalho está muito dinâmico e é necessário se adaptar para atender as demandas dos clientes”, afirma Izabel.


Turra complementa que agregar novas formas de trabalho permite que os associados tenham mais opções para desenvolverem seus serviços. “É mais uma maneira de viabilizar a cooperativa e seguirmos. Já estávamos preparados para uma transformação, e a pandemia só acelerou. Não é por acaso que temos 24 anos. A Unitec cresceu e isso se deve à capacidade de se adaptar às situações. Nada é contínuo. Por isso, é necessário ‘sair da zona de conforto’.”


Dalla Vechia garante que toda mudança gera desconforto, mas traz vantagens, pois faz perceber novas possibilidades. “A Unitec é um grupo. Faço um chamamento aos demais colegas cooperados para participarem mais das decisões e ajudarem a continuar construindo esta cooperativa tão importante. Quanto mais pessoas somando, mais resultados teremos. É preciso pensar a cooperativa para os próximos anos.”


Ampliando o número de associados e buscando novos profissionais para agregar qualificação e conhecimento ao grupo, a Unitec conta hoje com 174 associados ativos, que atuam em todo o Estado e também fora dele. “Não vendemos produtos, mas conhecimento, experiência e troca de informação. Por isso a necessidade de termos pessoas altamente qualificadas e competentes em nosso grupo. Tivemos uma renovação de associados e isso é muito positivo”, diz Dalla Vechia.


“Estamos vivendo uma transição. São grandes mudanças e desafios na forma de prestarmos o serviço. Estamos nos reinventando e adequando aos novos tempos. O mundo está digital, e nós, com sucesso, nos inserimos. Precisamos ser protagonistas desta nova dimensão e estarmos preparados e atentos para manter a cooperativa em crescimento”, finaliza Colla.


Texto e foto: Assessoria de comunicação Unitec

Jaqueline Peripolli / Jornalista MTE 16.999


Login do Associado

Não consigo acessar

Previsão do Tempo

26/09 - Hoje


4
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Min 20°C
Max 35°C
10mm 90%


27/09 - Dom


5
Chuvoso durante o dia e à noite.

Min 17°C
Max 26°C
25mm 83%


28/09 - Seg


2
Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens.

Min 11°C
Max 23°C
0mm 0%


29/09 - Ter


4
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde. À noite o tempo fica aberto.

Min 10°C
Max 28°C
5mm 60%



Cooperativa de Técnicos do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Avenida Santa Rosa, 301 - Três de Maio - RS CEP: 98910-000
Telefone: (55) 3535-2052