Entre fevereiro e maio deste ano, a Unitec contou com a realização de trabalho de associado para a empresa International Transport Workers Federation, autoridade líder mundial nos transportes, com escritórios em Londres, Abidjan, Amã, Bruxelas, Genebra, Hong Kong, Montreal, Nairóbi, Nova Delhi, Panama City, Rio de Janeiro, Cingapura, Sydney e Tóquio.
Desenvolvido pelo associado Alceu van der Sand, que reside em Ijuí, o trabalho consistiu na realização do estudo de Termos de Referência em Transporte Rodoviário de Cargas no Brasil. “Realizei um estudo em que se verificou a frota de caminhões, as condições das estradas nas cinco regiões do Brasil, as condições de saúde dos caminhoneiros e, principalmente, a remuneração. Este trabalho visa fortalecer a reinvindicação dos trabalhadores assalariados por melhoria salarial. Mas o principal é fazer valer o Piso Mínimo de Fretes aos caminhoneiros autônomos”, destaca Alceu.
O associado da Unitec, que é administrador de empresas, mestre em Integração da América Latina e doutor em Desenvolvimento Regional, também desenvolve trabalhos de desenvolvimento regional. Ele conta que coordenou tecnicamente os Planos de Desenvolvimento dos Coredes Fronteira Noroeste e Noroeste Colonial e a revisão do Plano 100 do Município de Santa Rosa.
Alceu ressalta que um dos trabalhos mais relevantes foi o da viabilidade econômica do embarque de cargas no Porto de Posadas, na Argentina. “Agora estou realizando o Plano de Desenvolvimento para uma transição energética justa do carvão na região de Candiota. Um trabalho de grande dimensão conduzido pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE)”, finaliza.
Texto: Assessoria de comunicação Unitec
Jaqueline Peripolli / Jornalista MTE 16.999
Foto: Divulgação