A associada da Unitec Diana Ceolin, que é palestrante e escritora, coautora do livro ‘O poder da felicidade’ e autora dos e-books ‘Felicidade que transforma em uma linda mulher’ e ‘Comportamento e habilidades socioemocionais’, passa a oferecer um novo serviço: avaliação de perfil de comunicação.

A profissional explica que a avaliação de perfil de comunicação foi efetivamente utilizada em uma variedade de contextos de relações humanas e no desenvolvimento pessoal. 

“A abordagem desta avaliação pode ser usada para ajudar as pessoas e organizações no desenvolvimento pessoal e crescimento, trabalho em equipe, melhoria na comunicação e nas relações, integração dos empregados, contratação estratégica, resolução de conflitos, crescimento, desenvolvimento de liderança, produtividade e desempenho, ajuste e formação da força de vendas, capacitação de jovens e aconselhamento de casamento e família”, diz.

Ela conta que vinha tendo demanda por este trabalho, visto que atualmente as pessoas têm um desejo enorme de avançar e evoluir, o que as leva a buscarem, constantemente, ajuda para melhorar a vida pessoal, familiar e profissional. “Para isso, no ano passado, durante ida aos Estados Unidos, tive uma intensa formação na Flórida Christian University, certificando-me Master Practic Soar”, acrescenta Diana.

Tipos de perfis de comunicação
A profissional destaca que existem quatro tipos de perfis de comunicação. São eles: dominante, extrovertido, paciente e analítico. Dentre estes abrem-se inúmeras características de autoidentificação, que são trabalhadas durante o processo de levantamento deste perfil, bem como posterior a esta leitura assertiva.  

“Esta ferramenta de primeiro mundo vem diretamente dos Estados Unidos para ajudar no processo de autoconhecimento, identificando o perfil com aproximadamente 92% de assertividade, após um cruzamento de 21 mil simulações comportamentais”, evidencia a associada da Unitec.

Segundo Diana, especificamente no setor de Recursos Humanos, a aplicação da ferramenta auxilia no processo de contratação, pois as organizações são capazes de usar o SOAR para identificar os candidatos ideais cujas habilidades e motivações naturais coincidem com o trabalho. Isso aumenta a satisfação no trabalho e desempenho e reduz despesas com contratação. 

E, mais importante, conforme ela, as organizações são capazes de promover ambientes em que seus integrantes são mais compreensivos, tolerantes, se comunicam melhor e são mais capazes de identificar a pessoa ideal para cada tarefa ou função. “Isso ocorre porque cada estilo de personalidade tem habilidades naturais que podem ser alocadas dentro das várias funções da organização.”

Diana ressalta que é um sistema objetivo, rápido e preciso que ajuda as pessoas a compreenderem melhor a maneira como se comportam, sua comunicação e estilos de atuação profissional, qual o cargo ideal, liderança, o que lhes move e os desmotivadores.

“No desempenho da vida, a fim de melhorá-lo, temos que começar com o autoconhecimento, definindo nossos objetivos, reformulando nossos modelos mentais e aumentando nossa capacidade de fornecer novas respostas. E este poderoso instrumento pode ser utilizado para revelar motivações pessoais, aplicável no casamento, na família, jovens na iniciação do mercado de trabalho e no ambiente interno de empresas, e também objetiva proporcionar entendimento preciso sobre a personalidade, orientando as pessoas para um projeto de efetivo desenvolvimento pessoal”, afirma.

Benefícios da avaliação de perfil de comunicação
Dentre os principais benefícios esperados com a aplicação da ferramenta, Diana destaca a melhora da a capacidade de comunicação; a identificação do estilo de liderança e auxílio no desenvolvimento de perfil do líder; o trabalho de desenvolvimento pessoal com a assistência de mentor; o desenvolvimento de formas eficazes de lidar com o conflito; a melhora do desempenho da equipe e redução dos conflitos em atividades diárias; e o desenvolvimento de estratégias para aumentar a diversidade no local de trabalho.

Além disso, ela cita o aumento da capacidade de vendas através de um melhor comportamento da compreensão do cliente e a maneira de abordá-lo; a melhora de relacionamentos e satisfação do cliente; melhora do processo de contratação de pessoas, selecionando o candidato mais qualificado para uma determinada posição; e auxílio no processo de desenvolvimento da equipe por meio da identificação de seus componentes de perfis.

Interessados em contratar os serviços de avaliação de perfil de comunicação podem contatar a Unitec, pelo telefone/WhatsApp (55) 3535-2052.
 

Texto: Assessoria de comunicação Unitec
Jaqueline Peripolli / Jornalista MTE 16.999
Foto: Divulgação