Já pensou em de ter um pomar em espaços reduzidos, como sacadas, varandas ou no quintal? Isso é possível cultivando plantas frutíferas em vasos.

Conforme o associado da Unitec Régis Agnelo Altmayer, instrutor do Senar-RS, cultivar frutíferas em vasos é uma ótima opção e vem ganhando destaque pela produção de alimentos e boa adaptação também em pequenos espaços.

O profissional explica que, para cultivar árvores frutíferas em vasos, o primeiro passo é a escolha do vaso, sendo ideal o de fibra de vidro pela resistência, e de no mínimo 40 litros, adequado ao tamanho da planta e que tenha duas vezes o tamanho das raízes.

“No fundo do vaso é preciso fazer uma camada com pedras, casca de pinus e uma tela para drenar e evitar a compactação do solo, fazer uma mistura de terra de boa qualidade sem impurezas, adubo orgânico e químico fórmula 10-10-10 para realizar o plantio”, detalha.

Régis destaca que a muda ideal precisa ser de porte médio, ereta, possuir uma boa quantidade de galhos, caule com a grossura de um dedo, sistema radicular desenvolvido, não ter frutos e estar livre de doenças. “A irrigação após o plantio deve ser até que escorra a água no fundo do vaso e depois sempre irrigar quando for necessário e deixando escorrer novamente do fundo do vaso.

Quanto à adubação, ele orienta utilizar como adubação inicial e de manutenção a NPK 10-10-10 e adubação foliar que contenha NPK mais micronutrientes (magnésio, enxofre, boro e molibdênio, dentre outros).

Além disso, Régis indica, para o controle de pragas e doenças, a utilização de produtos biológicos ou orgânicos de fácil aplicação, sem restrição e carência. E as podas, de acordo com o instrutor, são essenciais para a planta não crescer em demasia.

O associado da Unitec lista algumas das frutíferas que podem ser cultivadas em vasos: abacate, acerola, amora, araçá, bergamota, caju anão, carambola, cerejeira, figueira, goiaba, guabiju, ingá, jabuticaba, laranja, lichia, limão, maçã, manga, mirtilo, morango, noz pecã, pereira, pessêgo, pitanga e romã.

O curso do Senar-RS Implantação do pomar e tratos culturais aborda o cultivo de frutíferas em vasos. Segundo Régis, na capacitação também são abordados temas como o espaçamento entre plantas, cuidados nas principais frutíferas em uma implantação de um pomar tanto para consumo próprio ou comercial, tendo como público-alvo agricultores e seus familiares.

Régis reside em Ibirubá, é técnico em Agronegócio pelo Senar-RS e graduado em Processos Gerenciais, tendo trabalhado por mais de 30 anos na agricultura. Ele está habilitado a ministrar os cursos do Senar-RS de Fruticultura - tecnologia de poda, Implantação do pomar e tratos culturais, Operação de semeadoras - adubadoras para plantio direto e Tratores agrícolas - manutenção e operação.

Interessados em participar dos cursos devem procurar o Sindicato Rural de seu município ou região.


Texto: Assessoria de comunicação Unitec
Jaqueline Peripolli / Jornalista MTE 16.999
Fotos: Divulgação