Prestes a completar 80 anos, a instrutora do Senar-RS Rita Ariolina Campelo Centeno é exemplo de vitalidade, carisma e amor pelo trabalho. Associada da Unitec, é natural de Dom Pedrito e reside em Pelotas.
Ela conta que decidiu ser instrutora por acaso. “Ainda atuava como professora substituta no Departamento de Vestuário no CVG (Escola Agrícola de Pelotas, que na época pertencia à UFPEL e hoje é Instituto Federal), quando fui convidada para ministrar um curso de vestuário em Capão do Leão, onde haviam recebido algumas máquinas industriais, de um projeto vindo do Canadá, por meio da Emater de Capão do Leão”, recorda.
Então, segundo Rita, o supervisor do Senar-RS na época, Alcides Renato, lhe conseguiu uma atividade. Como ela já estava com seu contrato quase vencendo no CVG, resolveu, por incentivo dele, investir na instrutoria de vestuário pelo Senar-RS.
E já são 16 anos na trajetória de instrutoria. Ela se desloca até os locais de ônibus, faz amigos por onde passa e deixa sua contribuição. Atualmente, ministra cursos de artesanato: Introdução à Costura e Transformação das Peças do Vestuário, Confecção Básica do Vestuário Feminino, Confecção Básica do Vestuário Masculino (com ênfase em bombacha) e Patchwork.
“Sempre fui aficionada em alta costura e apaixonada por trabalhar com estilismo, moda e confecção, área em que atuo desde os nove anos. Fiz meu vestido de 15 anos, de noiva, vestido de noiva da filha, irmã e sobrinhas”, detalha.
Quando questionada sobre o que mais gosta em seu trabalho, Rita é enfática. “Gosto de tudo, mas a convivência com as alunas, o ‘ensinar e aprender’, as amizades realizadas e continuadas e, principalmente, quando as alunas dizem, com frequência, ‘bah, não imaginava que aprenderia tanto de conhecimentos e vivência em apenas quatro dias’, fazem tudo valer a pena. O que mais me motiva a trabalhar no Senar-RS é o prazer de ensinar e aprender”, destaca.
Ela finaliza afirmando que não tem segredo para ter vitalidade e disposição para trabalhar. “É um conjunto de fatores, como genética, saúde, estilo de vida e, acima de tudo, ser feliz e ter alegria de viver cada momento da vida.”
Texto: Assessoria de comunicação Unitec
Jaqueline Peripolli / Jornalista MTE 16.999
Fotos: Divulgação