A 2ª Fecris - Arena de Negócios, realizada de 19 a 22 de outubro em Crissiumal, reuniu um grande público que pôde conferir atrações culturais locais, shows nacionais e muitas empresas expositoras.
A Unitec marcou presença no evento com os associados Izabel Cristina Dalemolle, Taize Schmalz Grohs e Victor Carrara, que são instrutores do Senar-RS. No espaço do Sindicato Rural de Crissiumal no Parque de Exposições de Crissiumal, em parceria com o Senar-RS, eles desenvolveram oficinas.
Na sexta-feira, dia 20, Taize realizou a oficina de Bonecos de Pano. Ela conta que planejou fazer um evento rápido e objetivo. Então, foi produzida um alfineteiro em formato de moranga. “Cada participante fez a sua moranga. Ajudei em algumas finalizações, mas cada uma costurou e produziu a sua peça.”
A oficina contou com 12 participantes e o Sindicato Rural de Crissiumal disponibilizou o material. “Adorei a experiência! Todas participaram e se dedicaram, e saíram felizes levando o artesanato confeccionado para casa”, disse a instrutora, que é de Sede Nova.
No sábado, dia 21, foi a vez do instrutor Victor Carrara realizar a oficina de Produtos Derivados do Mel. O associado da Unitec contou que foi a primeira vez que desenvolveu uma oficina, e avalia a experiência como muito proveitosa.
“O evento abordou sobre meliprodutos, que são os produtos e subprodutos das abelhas. Costumo dizer que ‘da abelha nada se perde, tudo se aproveita’, isto porque elas têm uma importância muito grande, seja pelos produtos e pela importância para a polinização. E isso despertou nos participantes o interesse em cursos de apicultura e de produtos derivados da apicultura”, avaliou o instrutor, que reside em Nova Candelária.
Também no sábado a instrutora Izabel, de Três de Maio, realizou a oficina de Frutas Cristalizadas. “Foi uma oportunidade de compartilhar com o público o processo de produção de frutas cristalizadas, que ainda não é muito conhecido, mas que proporciona uma produção diferenciada e com grande valor agregado para o produto.”
Ela explicou que a cristalização é um dos processos que auxilia na preservação das frutas através da remoção parcial da água contida na matéria-prima. “O método consiste em impregnar a fruta com açúcar até que a sua concentração atinja o ponto de impedir a deterioração”, destacou Izabel, que reside em Três de Maio.
Conforme as colaboradoras do Sindicato Rural de Crissiumal, Maiara Liesenfeld e Cristiane Izabel Prediger Koester, que são contadoras e administradoras da entidade, esta primeira participação em uma feira resultou em uma experiência positiva.
“O Sindicato Rural de Crissiumal esteve presente na feira, em parceria com o Senar-RS, visando divulgar os cursos oferecidos, por isso a ideia de fazer oficinas para mostrar na prática o que o Senar-RS tem a oferecer. Foram escolhidas três áreas: artesanato, produtos derivados do mel e culinária, a fim de atingir diversos públicos”, explicaram.
Elas agradecem a participação do público nas oficinas e no estande da entidade, bem como os instrutores do Senar-RS e associados da Unitec que ministraram os eventos.
Texto: Assessoria de comunicação Unitec
Jaqueline Peripolli / Jornalista MTE 16.999
Fotos: Divulgação