“Integrar o grupo da Unitec foi um reencontro de colegas do departamento técnico da Cotrimaio. Em março de 1998, ao ser reintegrado ao grupo, como prestador de serviço, já era um sinal que, com a coordenação da atual direção, a Unitec estava organizada para crescer como cooperativa e se conseguia visualizar que havia um grande espaço de trabalho.”
A recordação é do engenheiro agrônomo José Adolar ten Kathen. Natural de Cerro Largo, residindo em Boa Vista do Buricá, ele fez parte da equipe de colaboradores da Cotrimaio por quase nove anos e foi convidado a integrar o time de profissionais da Unitec. “Aceitei o convite e me integrei ao grupo, do qual faço parte até hoje”, afirma.
“Toda a história Unitec tem como base o trabalho em grupo, o pensamento no coletivo, contribuindo para o bom andamento do trabalho. Afinal, a cooperativa possui como um de seus objetivos obter a excelência na prestação de serviços técnicos cooperativados”, destaca ten Kathen.
Para ele, um dos momentos mais marcantes na trajetória de trabalho foi quando o grupo que prestava assistência técnica aos produtores de leite, utilizando grama, conseguiu dobrar a produção de leite na bacia leiteira, em um período de aproximadamente dois anos. “Isso com certeza foi um dos momentos mais impactantes que deixamos junto aos produtores, e muitos deles ainda hoje fazem uso”, conta.
Atualmente, ten Kathen presta serviços aos produtores rurais com a realização de perícias de Proagro.
Texto: Assessoria de comunicação Unitec
Jaqueline Peripolli / Jornalista MTE 16.999
Foto: Divulgação