A topografia e o georreferenciamento são serviços indispensáveis para as mais diferentes ocasiões, garantindo precisão e agilidade quando o assunto é medição de áreas. A Unitec oferece serviços nesta área, com o associado Renan Bernardi, que é engenheiro agrônomo.
A topografia confere a descrição exata e detalhada de um lugar, incluindo medição de distâncias. O profissional explica que, resumidamente, pode-se dizer que uma planta topográfica possui curvas de níveis, que representam as variações do relevo, e elementos encontrados em um terreno. E existem três tipos de levantamentos topográficos: o planimétrico, altimétrico e planialtimétrico.
Segundo ele, o levantamento topográfico planimétrico se caracteriza pela medição das projeções horizontais que definem uma área. Este levantamento é ideal para determinar os limites da área.
“Por outro lado, o levantamento altimétrico consiste na definição das alturas de um terreno. Este método também é chamado de altimetria e registra o grau de declividade de um terreno. As curvas de nível são representações em planta baixa dos pontos de um terreno que apresentam uma mesma altura. Desse modo, a principal função de uma altimetria é representar o relevo de uma área, informação fundamental para o entendimento das características de um terreno”, ressalta.
Já o levantamento planialtimétrico baseia-se, basicamente, na união entre os levantamentos planimétrico e altimétrico. Esse método permite tanto a medição das projeções horizontais quanto das diferenças de alturas do relevo. Portanto, gera um mapeamento mais completo, de acordo com o engenheiro agrônomo.
E o georreferenciamento é a definição da forma, dimensão e localização de um terreno em relação ao globo terrestre, em que se utilizam métodos de levantamento topográfico. Nele é possível encontrar informações acerca do terreno, como limites da área, confrontações e coordenadas dos vértices definidores.
Bernardi afirma que a exigência do georreferenciamento em imóveis rurais não é recente. A resolução da Lei nº 10.267 saiu em 28 de agosto de 2001. Segundo ele, hoje já está sendo obrigatório efetuar o georreferenciamento para áreas acime de 100 hectares, e a partir de 20/11/2023 será para áreas maiores de 25 hectares. Futuramente, todas as áreas terão que ser certificadas com o georreferenciamento.
Qual a importância da realização do levantamento topográfico e do georreferenciamento?
Conforme o profissional, tanto a topografia quanto o georreferenciamento são importantes quando o objetivo é conhecer a real dimensão da área. As duas maneiras chegam ao mesmo resultado quando executadas de forma correta.
“Umas das diferenças entre os processos é que a topografia pode ser executada com a estação total ou algum aparelho GNSS. Já o georreferenciamento é feito com o equipamento GNSS, pois o funcionamento dele utiliza a tecnologia de posicionamento via satélite, permitindo determinar com precisão a sua posição no globo terrestre, usando métodos de levantamento topográfico para tal ação.”
O engenheiro agrônomo conta que o levantamento topográfico é efetuado quando o proprietário tem dúvida sobre o tamanho da sua área e do alinhamento de divisa em situações de compra e venda, partilha e parcelamento de área. “Por meio do levantamento topográfico é possível conhecer a real situação do terreno, tanto em dimensão quanto em altitude. Em caso de nivelamento de solo, deve-se mensurar a quantidade de terra necessária para efetuar a terraplanagem do terreno para obras.”
Ele revela que a maior demanda de serviço diz respeito à partilha de área a partir do inventário entre os herdeiros. Contudo, também há bastante procura de regularização de terrenos urbanos e fracionamento.
O associado da Unitec destaca que, antes de efetuar o levantamento a campo, é feita uma análise da documentação da área para o entendimento do local. “Quando o trabalho a campo é executado, faço o levantamento de todos os pontos que possam ser úteis, como por exemplo marcos, cerca, estradas, córrego, entre outros. Quando finalizada a parte de campo, parte-se para a análise dos dados levantados e, posteriormente, a divisão da área, se necessário, e a locação dos marcos na área”, finaliza o associado.
Interessados em contratar os serviços podem entrar em contato com a Unitec, localizada na Avenida Santa Rosa, 301, em Três de Maio, ou pelo telefone/WhatsApp (55) 3535-2052.
Texto: Assessoria de comunicação Unitec
Jaqueline Peripolli / Jornalista MTE 16.999
Foto: Divulgação